quarta-feira, 1 de setembro de 2010

MÊS DA BÍBLIA

Setembro é considerado pelos Católicos como o mês da Bíblia.

Aclamado como um livro sagrado pelas três grandes religiões dos “filhos de Abraão” - cristianismo, judaísmo e islamismo - a Bíblia Sagrada é o livro mais lido e divulgado no mundo, influenciando diariamente a vida de bilhões de pessoas.

Este mês estarei divulgando no blog Oficina de Ideias 54 textos e curiosidades sobre o Livro Sagrado. Inicio com a seguinte leitura:


O PROGRAMA DA ATIVIDADE DE JESUS

16 Jesus foi à cidade de Nazaré, onde fora criado. Entrou na sinagoga no dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.

17 Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem onde está escrito:
18 “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu e consagrou para anunciar a Boa Notícia aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação dos cativos, e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos, 19 e para proclamar um ano de graça do Senhor.”

20 Em seguida Jesus fechou o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21 Então Jesus começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu essa passagem da Escritura, que vocês acabaram de ouvir.”

22 Todos aprovavam Jesus, admirados com as palavras de graça que saíam da sua boca. E diziam: “Este não é filho de José?”

23 Mas Jesus disse: “Sem dúvida me direis este provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo. Faze também aqui, em tua terra, tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum.” 24 E acrescentou: “Em verdade vos digo: nenhum profeta é bem recebido na sua pátria.”
Bíblia Sagrada (Edição Pastoral, 1998), Novo Testamento, Evangelho de [São] Lucas, capítulo 4, versículos de 16 a 23 (Lc 4, 16 - 24).



(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.)